"Saúde, Beleza e Bem Estar, através de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis."

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ALIMENTOS SAUDÁVEIS NA MESA!



Se você quer ter e manter uma boa saúde, tenha sempre nas suas refeições legumes, verduras e frutas! 



Como já dizia a vovó: “o remédio está na feira”. 

Hoje, com toda a evolução da ciência da nutrição, essa afirmação não só se confirma, como sabemos porque esses alimentos são fundamentais para a nossa melhor qualidade de vida. 
Vitaminas e minerais: são nutrientes fundamentais para que todos os outros sejam utilizados adequadamente. Além desses nutrientes fazerem parte dos nossos ossos, músculos, cérebro, nervos, cabelo, pele e unhas, eles também fazem parte e determinam as funções dos nossos hormônios, enzimas digestivas e antioxidantes, células de defesa e neurotransmissores. Portanto, a carência de vitaminas e minerais pode interferir em todo o funcionamento físico, mental e emocional. Podemos ter dificuldade de eliminar a gordura pela carência destes nutrientes. 
Fibras solúveis e insolúveis: são fundamentais para a fermentação das boas bactérias, responsáveis por manter a integridade da parede intestinal, equilibrar o sistema imunológico, matar as cândidas, fungos e más bactérias e prevenir câncer, entre outros fatores. Controlam a glicose no sangue, evitando hiperglicemia e hipoglicemia, promovendo uma energia regular para o sistema nervoso central. Elas também fazem parte do bolo fecal, e absorvendo água, evitam a obstipação. 
Fitoquímicos: substâncias químicas que exercem funções de proteção ao nosso organismo. Ex.: as substâncias que dão as cores aos alimentos como o betacaroteno (alaranjado) e o licopeno (vermelho), são potentes antioxidantes e comprovadamente previnem câncer. Várias substâncias presentes nesses alimentos previnem câncer por aumentar a eliminação de substâncias pró carcinogênicas. 
Enzimas digestivas: são fundamentais para ajudar a “quebrar” mais os alimentos, melhorando o seu aproveitamento e evitando a formação de gases, estufamento e sensação de “alimento parado”. 
Portanto, além de serem os nossos melhores “remédios”, também são a chave para que tudo no nosso organismo funcione melhor e, sua ingestão adequada, pode determinar a prevenção da maior parte das doenças crônicas não transmissíveis. 
Nada substitui os legumes, verduras e frutas! 
- São baratos 
- Não engordam 
- Ajudam no crescimento e desenvolvimento 
- Favorecem o fortalecimento muscular 
- Podem e devem ser consumidos várias vezes ao dia 
- Não estragam os dentes 
- São saborosos 
- Ajudam a desintoxicar o organismo. 
- Auxiliam na prevenção de câncer 
- Promovem a manutenção de energia regular para o sistema nervoso central 
-São fáceis de preparar e transportar. 
-São as melhores fontes de cálcio e dos outros nutrientes (vitaminas e minerais) responsáveis, em conjunto, pela formação da massa óssea. 
As crianças que consomem regularmente legumes, verduras e frutas são mais saudáveis, inteligentes, comunicativas, afetivas, calmas e, com certeza, se destacarão na idade adulta! 
As crianças não devem escolher seus cardápios, pois elas não sabem da importância de uma alimentação equilibrada para seu desenvolvimento. 

Texto desenvolvido por: CRN3 para o Dia Mundial da Alimentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário